Visite nosso Facebook
(11) 99846-7542
Informativos
Fonte: A+  |  A-
HOMEOPATIA

A Homeopatia é o método terapêutico baseado na aplicação de uma lei farmacológica denominada "Lei dos Semelhantes" ou "Princípio de Similaridade".

Essa Lei foi evidenciada por Hahnemann em 1796 em seu "Ensaio sobre um novo princípio para descobrir as virtudes curativas das substâncias medicinais": "Para curar radicalmente certas enfermidades crônicas, deve-se procurar os remédios que provocam habitualmente no organismo humano uma doença análoga e o mais análogo que seja possível."

Em outros termos: "Todo produto que administrado em dose forte a uma homem de boa saúde deflagar perturbações específicas, pode, em dose fraca, fazer desparecer essas mesmas pertubações no homem doente".

Em face de um doente, o médico anotará cuidadosamente os sinais clínicos apresentados. De memória ou com o auxílio de uma matéria médica, ele individualizará a ou as substâncias cujos sinais patogenésicos coincidem com estes sintomas.

Prescreverá em seguida esta ou estas substâncias diluídas ou dinamizadas.

A prática da Homeopatia supõe então:

A) Uma experimentação realizada pela administração ao homem sadio de diferentes substâncias. É nesse sentido que se pode dizer que a homeopatia era um método experimental. O conjunto dos indícios notados na ocasião dessa experimentaçào, feita evidentemente em dose subtóxica, traz o nome de "patogênese" e figura nas obras da "Matéria Médica".

B) O emprego de medicamentos em dose fraca, até mesmo muito fraca, infinitesimal, elevando-se muitas vezes bem além do número de Avogrado Ampére.

Bilbliografia: Matéria Médica Homeopática Clínica e Associações Bioterápicas. MAX TETAU. 1987.

voltar indíce


Medicamentos de uso interno
Recomendações gerais

1- Medicamentos devem ser mantidos em suas embalagens originais, tampados, ao abrigo de luz, calor, umidade e cheiros fortes.
2- Antes de começar a tomar seu medicamento, confira o rótulo com a receita médica.
3- Medicamentos manipulados são de uso individual, com prazo de validade curto, e devem ser utilizados durante o tratamento conforme orientação médica, e obedecendo o prazo de validade.
4- Manuseie o produto somente com mãos limpas e secas, no caso de medicamentos homeopáticos, coloque a quantidade de glóbulos ou tabletes na tampinha do frasco e vire na boca, para evitar o contato com as mãos.
5- Tome o seu medicamento preferencialmente longe das refeições. Se for dose única, tome em jejum ou ao deitar, conforme orientação médica.
6- Nunca tome o medicamento no escuro, pois poderá haver erro na quantidade a ser tomada ou troca de medicamento.
7- Mantenha o medicamento longe do alcance das crianças.
8- Este produto é somente de uso interno ou via oral.
9- Qualquer dúvida ou efeito colateral, entre em contato com o seu médico, e com o farmacêutico.
10- É contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
11- Em caso de gravidez suspenda a medicação imediatamente e informe seu clínico(caso o medicamento não seja para essa finalidade).
12- Só repita a receita se o seu clínico recomendar e autorizar.

Para maiores esclarecimentos, consulte a nossa assistência farmacêutica de 2º a 6º feira das 9:00 às 18:00hs e sábados das 9:00 às 13:00 hs
Dra. Elsie H. Schroter
Dra. Josete N. O. Costa
Dra. Sônia T. F. Gambarini



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO : Segunda a Sexta-Feira das 09:00 horas às 18:00 horas / Sábados das 09:00 horas às 13:00 horas

 

Empresa/Produtos/Informativos/Endereço/Links para saúde/Orçamento/Contato

Apotheca - Pharmácia de manipulação Homeopática Ltda © - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento JS Softcom